IPVA 2025 em Mato Grosso do Sul: Descontos de 15% e Calendário de Licenciamento

Os proprietários de veículos em Mato Grosso do Sul terão a oportunidade de obter um desconto significativo no Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) de 2025. O governo estadual anunciou que pagamentos integrais realizados até o final de janeiro irão garantir um desconto de 15%. Esta foi uma medida enfatizada pelo governador Eduardo Riedel, visando aliviar a carga tributária sobre os cidadãos. Segundo Riedel, “Esta é uma forma de incentivar o pagamento antecipado e favorecer os motoristas que buscam regularizar sua situação com o Detran”.

Além dos descontos, o calendário de licenciamento veicular para 2025 também foi divulgado pelo Departamento Estadual de Trânsito (Detran). O primeiro pagamento do licenciamento ocorrerá em abril e seguirá um cronograma com vencimentos conforme o final da placa dos veículos. Os proprietários devem se atentar às datas para evitar multas e complicações no processo de regularização.

A tabela de vencimentos do IPVA e do licenciamento mostram que veículos com placas que terminam em 1 e 2 terão o vencimento da primeira parcela em 10 de abril, enquanto placas terminadas em 3 e 4 vencerão em 10 de maio. Veículos com placas finalizadas em 5 e 6 terão o pagamento em 10 de junho e assim por diante, até o final de setembro para placas que terminam em 9 e 0.

O IPVA é uma taxa que varia de acordo com a tabela Fipe, que examina o valor de mercado do veículo. O valor a ser pago virá a ser calculado mensalmente para que os motoristas possam se planejar financeiramente, o que representa um alívio em tempos de instabilidade econômica. Os donos de veículos são aconselhados a verificar as informações no site do Detran MS ou pelo telefone 3324-2800.

Os proprietários de veículos que não pagarem o IPVA dentro do prazo estipulado ficarão sujeitos a multas, taxas e até mesmo a restrições na hora de renovar o licenciamento. Portanto, a recomendação é que todos se organizem para aproveitar o desconto e evitar complicações futuras.